Ergom Consultoria

RISCOS PSICOSSOCIAIS NAS EMPRESAS

19/03/2025

Com todo avanço tecnológico e globalização, cada vez mais os fatores psicossociais relacionados ao trabalho estão em evidência devido ao modelo de trabalho que passou a exigir maior carga mental e envolver componentes afetivos.

A sobrecarga de trabalho, falta de apoio da liderança, conflitos interpessoais, competitividade exagerada, metas excessivas, pressão por prazos, jornadas sem direito a desconexão são alguns dos principais elementos que compõem esse risco.

A falta de prevenção adequada pode resultar em problemas de saúde mental nos trabalhadores, um aumento do absenteísmo e da rotatividade de funcionários, o que eleva os custos para as empresas. Portanto, identificar e gerenciar esses riscos psicossociais é essencial para a saúde dos trabalhadores e para a sustentabilidade da empresa.

Se antes havia alguma dúvida sobre a necessidade de avaliar os riscos psicossociais, com a atualização do texto da NR-1, divulgado no dia 27/08/2024, agora está explícito que:

"Os empregadores devem identificar e avaliar riscos psicossociais em seus ambientes de trabalho, independentemente do porte da empresa. Caso os riscos sejam identificados, será necessário elaborar e implementar planos de ação, incluindo medidas preventivas e corretivas, como reorganização do trabalho ou melhorias nos relacionamentos interpessoais. Além disso, as ações adotadas deverão ser monitoradas continuamente para avaliar sua eficácia e revisadas sempre que necessário."

- Viviane Forte, Coordenadora-geral de Fiscalização em Segurança e Saúde no Trabalho.

Essa atualização busca consolidar a gestão de riscos psicossociais como parte integral das estratégias de SST e reforça a importância das boas práticas para promover ambientes mais seguros e saudáveis para todos.